Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Acrocórdons: por que devemos tirar essas “miniverruginhas” da pele?


Pescoço com acrocordons, que são 'miniverruginhas' da pele
Apesar de serem lesões benignas e sem sintomas, podem afetar a rotina
Pintas, “bolinhas” ou “verruguinhas” são os apelidos que costumam descrever os acrocórdons, que são pequenos pólipos que surgem na pele. Tecnicamente, acrocórdon é um crescimento fibroso benigno, também conhecido como pólipo fibroepitelial, que não apresenta sintomas e é mais comum do que se pensa. Muita gente se questiona se deve ser uma preocupação a presença dos acrocórdons, mas normalmente não é.
Segundo o dr. Ricardo Carmello, dermatologista da Medcenter, esses pólipos fibroepiteliais são pequenas lesões na pele que podem ser múltiplas ou únicas e costumam ter de 2 a 10 mm de tamanho e tendem a aparecer onde existem “dobras”, como nas pálpebras, nas axilas, na virilha e no pescoço.
Normalmente, essas lesões começam a aparecer em homens e mulheres em torno dos 40 anos, sendo muito mais uma questão estética do que um caso que requeira investigação. Os hormônios da gravidez e a obesidade também são fatores que implicam seu surgimento: “Durante a gestação, os acrocórdons podem aparecer e desaparecer logo depois do parto; a obesidade e o diabetes também são fatores que contribuem para a manifestação desses pólipos”, explica o dr. Ricardo Carmello.
Com um diagnóstico clínico simples, o dermatologista consegue identificar esses pólipos sem a necessidade de exames adicionais e orientar melhor o paciente.
Mas por que retirar os acrocórdons?

Algumas pessoas podem ter sua rotina afetada e a autoestima abalada pela presença dessas “verruguinhas”, além disso, elas podem atrapalhar na hora da depilação da axila, por exemplo, causando inflamação, o que gera um desconforto ainda maior.
A remoção normalmente é muito eficiente, fácil e não é dolorosa, mas é importante que esse procedimento seja feito por um especialista. Em geral, a anestesia local é usada e as técnicas para a retirada dos acrocórdons envolvem bisturi elétrico, crioterapia (nitrogênio líquido) ou shaving, quando é feita a remoção com tesoura ou lâmina. “A cicatrização é muito rápida e normalmente a cicatriz fica imperceptível”, complementa o dr. Ricardo Carmello.
Fica um alerta para os tratamentos caseiros, com óleos ou até mesmo com remédios para tratar verrugas, pois podem causar um quadro de irritação, inflamação ou até mesmo queimaduras. Caso apareçam lesões na pele, procure um especialista.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: