Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Artrose no joelho e outras doenças reumáticas


Doenças Reumaticas
Saiba mais sobre as doenças reumáticas e como o tratá-las
A reumatologia é a especialidade médica dedicada a cuidar de algumas das muitas doenças que se manifestam, majoritariamente, nos sistemas muscular e esquelético, em especial nas articulações. Embora haja doenças reumáticas que afetem os sistemas respiratório e gastrointestinal e a pele, entre outras partes do corpo, a maior parte delas caracteriza-se por provocar dores articulares e musculares. Entre essas patologias estão algumas bem conhecidas, como a osteoartrose (popular artrose), osteoporose, lombalgia, artrite reumatoide, fibromialgia, tendinite e lesão por esforço repetitivo (LER) e outras menos comuns, como febre reumática, lúpus e vasculites.
Entre as condições reumáticas mais comuns está a fibromialgia, que afeta 2,5% da população mundial. Seu diagnóstico depende de uma análise clínica abrangente que contemple não apenas exames clínicos, mas também o histórico do paciente. Como explica a dra. Monica Giesta, reumatologista da Medcenter Saúde Rio, “o tratamento da fibromialgia, assim como seu diagnóstico, deve ter uma abordagem ampla, preconizando atividades que possibilitem a melhora da qualidade de vida do paciente, como terapias psicológicas e prática de exercícios físicos como forma de amenizar a sensibilidade aumentada à dor, que caracteriza essa síndrome”.
A osteoartrose – que além de artrose também é chamada de osteoartrite ou, ainda, doença articular degenerativa – é a que apresenta maior incidência entre as doenças agrupadas sob a designação de “reumatismo”. Responsável por mais de 30% dos atendimentos nos consultórios de reumatologistas, sua incidência é tão significativa que, conforme dados do INSS, ela é a causa de 7,5% de todos os afastamentos do trabalho e a quarta doença mais frequente entre aquelas que levam à aposentadoria. Segundo a reumatologista da Medcenter, exercícios físicos, que ajudem no fortalecimento muscular, também podem ser indicados no tratamento da osteoartrose, entretanto, só devem ser praticados após estrita avaliação médica, para que proporcionem benefícios ao paciente e não acabem agravando o quadro.
Para o tratamento da osteoartrose, especialmente em articulações superficiais, como o joelho, é indicada ainda a injeção intra-articular de ácido hialurônico. Essa substância, presente no líquido sinovial, responsável por garantir a lubrificação das articulações, pode sofrer redução em sua concentração e de suas moléculas. Essa redução da concentração de ácido hialurônico diminui a viscosidade do líquido sinovial, prejudicando suas funções de lubrificação e absorção de choque e agravando o processo de degeneração muscular. O tratamento tem a função de restabelecer a quantidade de ácido hialurônico que foi alterada por algum processo inflamatório, como o causado pela artrose, por exemplo. Em geral, são necessárias três ou quatro aplicações e os resultados duram cercam de um ano. O reumatologista é o profissional habilitado para realizar as injeções de ácido hialurônico, procedimento também chamado de viscossuplentação, que pode ser executada em clínicas ou consultórios médicos com os devidos cuidados de higiene e antissepsia, garantindo a segurança do paciente.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: