Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Principais dúvidas sobre hemorroidas



A doença hemorroidária tem cura, mas ainda é um tabu
Mais comuns do que se imagina e ainda consideradas um tabu, as hemorroidas são incômodas, doloridas, cercadas de dúvidas e mitos. A doença hemorroidária acomete uma boa parte da população, e é importante ser diagnosticada e tratada para melhorar a qualidade de vida do paciente. Hoje trouxemos o dr. Daniel Kushnir, proctologista da Medcenter, para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.
O que é hemorroida?
Dr. Daniel: São estruturas anatômicas presentes em todas as pessoas; é um conjunto de artérias e veias chamado plexo que está localizado no canal anal. Ele funciona de acordo com o mecanismo de continência fecal – as estruturas hemorroidárias são responsáveis por manter o canal anal ocluído justamente quando não estamos evacuando.
Quais são as principais causas da hemorroida?
Dr. Daniel: Uma das principais razões pelas quais a condição se desenvolve é a prisão de ventre crônica, ou seja, aquele paciente que, ao longo da vida, precisa fazer muito esforço para evacuar. Além disso, sobrepeso, gravidez, histórico familiar e tabagismo são questões que podem facilitar o aparecimento de hemorroidas.
Quais são os graus da doença e os sintomas?
Dr. Daniel: A doença hemorroidária se caracteriza por graus, que são determinados com base em exames clínicos.
Grau 1 – sempre se manifesta por meio de sangramento.
Grau 2 – Além do sangramento, as hemorroidas saem do canal anal e retornam espontaneamente no final da evacuação.
Grau 3 – É quando ocorrem os sintomas dos graus 1 e 2, mas é necessária intervenção manual para que as hemorroidas retornem para o canal anal.
Grau 4 – Acontece quando, independentemente das manobras, as hemorroidas continuam para fora do ânus.
A doença hemorroidária tem cura?
Dr. Daniel: Sim, tem cura. Para isso é necessário fazer o diagnóstico e seguir as orientações do especialista.
Como é feito o tratamento?
Dr. Daniel: Para os graus 1 e 2, existe a possibilidade de controle da condição com dieta, para melhorar e facilitar a evacuação, e medicamentos, além da ligadura elástica, que é um tratamento feito em consultório muito eficaz. Já para os casos de graus 3 e 4, é indicado o tratamento cirúrgico.
Mitos e verdades

Ficar muito tempo no vaso sanitário pode causar hemorroida?
Dr. Daniel: Não existe nada comprovado em relação a isso, mas, de qualquer maneira, o fato de você ficar agachado aumenta muito a pressão no canal anal, o que dificulta o retorno venoso, que pode contribuir para a hemorroida ficar externa. É o que a gente chama de prolapso hemorroidário.
O consumo de pimenta pode ser uma das causas da condição?
Dr. Daniel: A pimenta não atua diretamente no plexo hemorroidário, mas como ela é um irritante da mucosa intestinal como um todo, talvez seu excesso possa fazer com que o paciente vá mais vezes ao banheiro e, de alguma forma, o movimento de evacuação possa favorecer o desprendimento das hemorroidas do canal anal.
Verduras e legumes ajudam a prevenir a hemorroida?
Dr. Daniel: Uma dieta rica em fibras, em que você aumenta o peso das fezes, assim como a ingestão de bastante líquido, facilita o processo evacuatório, pois diminui o esforço e reduz o risco de agravamento da doença hemorroidária.
É muito importante ficar atento e procurar um proctologista se surgirem sintomas de hemorroida. Somente o especialista vai fazer o diagnóstico correto para que o tratamento seja eficaz para trazer alívio sintomático e impedir a evolução para as formas mais graves da doença.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: