Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Alimentação × insônia: como pode influenciar na qualidade do sono?


Alimentação x insônia. Como isso pode influenciar na qualidade do sono?
Hábitos alimentares não saudáveis podem ser a razão de noites maldormidas
Para manter a saúde mental e física em dia é preciso estar com o sono e a alimentação dentro de um padrão de saúde, afinal, eles desempenham um papel importante na qualidade de vida do indivíduo. A insônia já faz parte da rotina de pessoas de diversas gerações e faixas etárias, pois o estilo de vida colabora para um sono de baixa qualidade. Sendo assim, é preciso ficar de olho na alimentação, na prática de exercícios físicos, no uso excessivo de aparelhos de TV, celular, tablet e computadores.
A quantidade de horas dormidas e a qualidade do sono refletem no metabolismo orgânico, já que vários aspectos da rotina podem ser prejudicados pela falta de um sono reparador, como o desenvolvimento escolar e profissional; a saúde mental – a insônia prolongada pode colaborar para a progressão de quadros de depressão e ansiedade –; o metabolismo corporal, pelas alterações no funcionamento do organismo; e o comportamento alimentar, que pode causar redução da imunidade, levando ao surgimento de doenças crônicas como obesidade, cardiopatias e diabetes, entre outras.
Segundo Cláudia Cordeiro, nutricionista na Medcenter: “Dormir menos do que o habitual aumenta o apetite, logo, quando se dorme pouco, há uma tendência a ingerir mais calorias, em especial alimentos gordurosos e açúcares. Tanto a alimentação quanto o sono interferem no metabolismo do corpo, e essa interação impacta diretamente na qualidade de vida.”
O equilíbrio nutricional é fundamental para se obter um resultado satisfatório quando falamos de um padrão de sono apropriado. Assim, investir em uma alimentação balanceada é a principal atitude para minimizar as chances de desenvolver doenças crônicas e estimular uma noite de sono tranquila, que seja satisfatória para o organismo.
Separamos alguns alimentos que devem ser evitados antes de dormir:
  • café
  • chá-mate, chá preto, chá verde etc.
  • bebidas energéticas
  • refrigerantes
  • guaraná em pó
  • excesso de alimentos gordurosos
  • excesso de frituras
“A dica é consumir alimentos leves, que sejam fontes de triptofano ou que possam estimular, de alguma forma, a produção de serotonina (hormônio que regula o humor e o sono). Não é à toa que, quando estamos sem sono ou ansiosos, falam que é bom tomar um copo de leite quentinho, pois contém o aminoácido do sono. E se for adicionada uma colher de mel, o carboidrato facilita a entrada do triptofano no cérebro, o que ajuda a dormir como um bebê”, explica a nutricionista Cláudia Cordeiro.
O sono e a alimentação estão diretamente ligados, sendo assim, fazer as escolhas certas na hora de comer vão render boas noites de sono. Invista no consumo de frutas, legumes e verduras no dia a dia para que seu organismo funcione corretamente e seu sono seja capaz de cumprir seu papel: regenerar e reparar.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: