Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Crianças estão adoecendo mais pelo contágio com vírus respiratórios


Criança fazendo nebulização
Casos de internação estão em alta após retorno da rotina escolar
Os primeiros anos de vida de uma criança normalmente merecem cuidados específicos para que o pequeno tenha qualidade de vida e consiga desenvolver suas habilidades da melhor forma. Nessa fase, é comum que as doenças respiratórias consigam se desenvolver com mais facilidade, afinal, é uma época de muita exposição e o sistema imunológico ainda está frágil e se esforçando para desenvolver resistência.
Segundo a pneumopediatra da Medcenter, Vanessa Freire, “as doenças respiratórias são as principais causas de atendimento na emergência da pediatria, independentemente de ser pandemia ou não”. Doenças virais, bronquiolite, pneumonia infantil e síndrome do lactente sibilante são algumas das doenças que podem se apresentar nesse ciclo da vida.
A Fiocruz divulgou dados que alertam para o aumento de internações de crianças na faixa de 0 a 9 anos por doenças virais respiratórias que não estão ligadas ao novo coronavírus – os valores apresentados para esse grupo são de 1.000 a 1.200 casos por semana, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A volta à rotina normal e aos estudos favorece o aparecimento e o contágio de enfermidades, o que acaba aumentando o número de internações.
Principais sintomas de doenças respiratórias:
  • falta de ar;
  • perda de apetite;
  • desidratação;
  • febre;
  • dores no corpo;
  • tosse;
  • dor de cabeça;
  • mal-estar.
“É importante prevenir essas enfermidades, então, manter certos cuidados na rotina é essencial, como realizar a limpeza nasal diária com soro fisiológico; lavar as mãos frequentemente; manter os ambientes arejados e, de preferência, recebendo luz solar; continuar com o uso de máscaras e álcool gel; imunizar as crianças acima de 6 meses com a vacina da gripe (influenza) e seguir os protocolos sanitários”, explica a pneumopediatra.
Aprendemos com o coronavírus que alguns cuidados e a prevenção de doenças são responsabilidade de todo indivíduo, por isso é muito importante cada um fazer sua parte para que, cada dia, menos crianças se contaminem com essas doenças respiratórias e diminua o número de internações pediátricas. Ressaltamos ainda que manter a vacinação contra a gripe em dia é ótima atitude para proteger os pequenos.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: