Marque já a sua consulta (21) 3268-3492 (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Cuidados com a pele durante a gestação


cuidados com a pele durante a gestação
A dra. Renata Venancio, dermatologista, esclarece dúvidas
Ficar atenta aos próprios hábitos alimentares e físicos é uma preocupação comum durante a gravidez, afinal, toda gestante quer garantir que o bebê esteja saudável. No entanto, é importante não se esquecer de si: dar atenção especial à pele não deixa de ser essencial durante a gravidez.
Naturalmente, nesse período, é usual que haja diversas dúvidas quanto aos cuidados necessários com a pele, especialmente na região da barriga. Por isso, a dra. Renata Venancio, dermatologista da Medcenter Copacabana, respondeu a algumas perguntas frequentes sobre esse tema.
1) Estrias na gestação são inevitáveis ou genéticas? É possível prevenir seu surgimento?

No entanto, é comum que surjam dúvidas frequentes dos pais que desejam levar seus filhos para se imunizarem. A dra. Andrea Gutman, pediatra da Medcenter, esclarece algumas delas.
2) A hidratação deve ser mais intensa durante a gestação? Apenas cremes bastam?

Sim, a aplicação de cremes deve ser acentuada para manter a pele bem hidratada, o que ajuda na manutenção de sua elasticidade e previne lesões como estrias. Vale reforçar que apenas os cremes não bastam – é importante que a gestante mantenha uma alimentação equilibrada e saudável para controlar o ganho de peso, fundamental para que a pele acompanhe o crescimento do volume corporal e não haja estiramento abrupto. Cabe destacar que a hidratação também evita desconforto, como a coceira típica da pele seca e de estrias recentes.
3) E o melasma? Que fatores propiciam seu surgimento? Há algo que possa preveni-lo?

Vários fatores estão envolvidos na aparição dessas manchas tão indesejáveis: predisposição genética – as gestantes morenas e negras são mais afetadas; fatores ambientais – quanto maior a exposição solar e à luz visível maior a chance de desenvolver melasma; e fatores hormonais, pois há forte associação com o estrogênio, por isso, a maioria dos casos ocorre em mulheres.

A melhor maneira de prevenir o melasma é usando filtro solar químico e físico com FPS alto, independentemente se o dia está ensolarado, nublado ou chuvoso. Além disso, é indicado o uso de roupa, boné, chapéu, sombrinha e óculos. É muito importante que o filtro solar seja reaplicado durante o dia, idealmente de três em três horas.
4) Flacidez e celulite também podem se intensificar durante a gravidez? As opções de tratamento são exclusivas para essa fase?

Sim, o excesso de hormônios e o aumento do volume abdominal que ocorre durante a gestação provocam maior acúmulo de gordura localizada e retenção de líquidos e, por isso, a celulite pode piorar nesse período. O uso de cremes anticelulite não é aconselhável para as gestantes, então, a melhor forma de amenizar o aspecto da pele é manter uma rotina saudável, com alimentação controlada (com itens ricos em vitaminas A, C e E e chá verde como diurético) e a prática de exercícios físicos (ioga e hidroginástica, por exemplo) associadas a sessões de drenagem linfáticas, indicadas nesses casos. Além disso, beber bastante água é importante para evitar o acúmulo de toxinas no corpo.

Já a flacidez tende a surgir ou piorar após o parto, e a genética é o principal fator. O ganho excessivo de peso e o sedentarismo agravam muito esse quadro. A flacidez pode ser só da pele, só do músculo ou de ambos: da pele é de difícil tratamento, por isso, é importante um fortalecimento muscular para dar sustentação e volume à pele, o que melhora muito seu aspecto.

Infelizmente, tratamentos estéticos não são indicados para cuidar de estrias e flacidez nas gestantes. Apenas a drenagem linfática é adequada para as futuras mamães.
5) Alguns cuidados com a pele devem ser evitados na gravidez? Tratamentos estéticos precisam ser deixados de lado?

As gestantes devem suspender tratamentos estéticos como peeling, toxina botulínica, preenchimentos, dermoabrasão, microagulhamento, laser e luz pulsada. Em caso de dúvidas é importante procurar um dermatologista.
6) Quais são os cuidados que a mulher pode continuar adotando para preservar a saúde da pele?

As principais queixas das gestantes nos consultórios dermatológicos são o aparecimento de estrias, acne, celulite e flacidez. Sendo assim, é melhor prevenir antes que elas surjam e, para isso, são necessárias algumas medidas simples:
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Controlar o ganho de peso;
  • Praticar atividades físicas;
  • Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia;
  • Optar por um sabonete específico para cada tipo de pele para lavar o rosto e, às vezes, o colo e as costas, para prevenir a acne;
  • Usar filtro solar com FPS de, no mínimo, 60 diariamente, associado a chapéu, boné, sombrinha e óculos, para prevenir manchas;
  • Sempre utilizar hidratante corporal após o banho e reaplicá-lo durante o dia.