Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Entenda a relação entre Covid-19 e trombose



Infecção pelo novo coronavírus pode gerar complicações no sistema circulatório
Os principais sintomas observados na Covid-19 são tosse e falta de ar. No entanto, o vírus também pode ter outros efeitos no corpo, como a trombose, condição causada por coágulos de sangue em veias profundas e que pode trazer grandes riscos à saúde.

Descomplicando a trombose

De acordo com o Dr. Assuero Silva, da Medcenter, normalmente, os coágulos sanguíneos ajudam a parar o sangramento quando o corpo é ferido. “No entanto, às vezes, eles são formados na ausência de lesão, gerando a chamada trombose. Isso é potencialmente perigoso, pois o coágulo pode restringir o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos, levando a complicações como derrame ou ataque cardíaco”, explica.

O que se sabe sobre a relação entre as duas condições?

Coágulos sanguíneos em pacientes com Covid-19 têm sido vistos com mais frequência em pessoas que foram hospitalizadas com a doença. Um estudo americano, com 184 pessoas na UTI com quadros graves, descobriu que 31% desses indivíduos experimentaram complicações relacionadas com coágulos sanguíneos.

Por que a Covid-19 pode causar trombose?

Embora o mecanismo exato não esteja ainda claro, a infecção parece causar aumento da ativação de células importantes no início do processo de coagulação. Isso pode levar ao reforço do risco de formação de coágulos sanguíneos, gerando a trombose.

Quem é o grupo de risco?

Os grupos mais vulneráveis são:
  • Pessoas hospitalizadas - a maioria dos casos de trombose em pessoas com Covid-19 foi relatada em indivíduos em UTI;
  • Pessoas com outras condições associadas - alguns exemplos incluem doenças cardíacas, diabetes e obesidade, que aumentam o risco de trombose.
Quais são as opções de tratamento?

Pacientes com trombose são frequentemente tratados com medicamentos anticoagulantes. Essas substâncias podem evitar que os coágulos existentes fiquem maiores e impedir a formação de novos coágulos.
Estudos apontam que as pessoas hospitalizadas com Covid-19 que foram tratadas com anticoagulantes no hospital tiveram um resultado mais positivo do que aquelas que não o foram.
“Ensaios clínicos ainda precisam ser realizados para determinar a segurança, eficácia e dosagem adequada de anticoagulantes para tratar os coágulos sanguíneos relacionados com a Covid-19”, afirma o médico.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: