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Como as vitaminas C e D e o zinco podem fortalecer o sistema imunológico?


diversas frutas, legumes, raízes e especiarias
Busca pela suplementação com as substâncias cresce durante a pandemia
Manter nosso sistema imunológico em dia e aumentar a ingestão de vitaminas e minerais é a melhor maneira de prevenir diversas doenças. Dessa forma, adicionar mais suplementos naturais, como as vitaminas C e D e o zinco, à dieta é uma ótima maneira de potencializar o sistema imunológico e ajudar a saúde geral de várias maneiras. Portanto, é preciso entender o funcionamento e os benefícios de cada um.

Vitamina C

A vitamina C desempenha um papel importante no organismo, pois é necessária para a formação da cartilagem, dos músculos, dos ossos e dos vasos sanguíneos.
É encontrada em muitos alimentos que ingerimos: limão, laranja, abacaxi, couve, morango, brócolis, espinafre e pimentão.
De acordo com a dra. Danielle Gregory, médica homeopata da Medcenter, essa vitamina é um antioxidante que ajuda a estimular o sistema imunológico. “Ela possui ação antioxidante e anti-inflamatória e contribui para a absorção de ferro no organismo, além de atuar no sistema nervoso central”, explica.

Vitamina D

Essa vitamina é produzida naturalmente no corpo humano quando exposto aos raios solares. É possível obter vitamina D de alimentos comuns como peixes (salmão, atum, sardinha), frutos do mar, ovos, cogumelos, cereais e laticínios.
“Obter vitamina D suficiente para o corpo é essencial para estimular o sistema imunológico e regular a absorção de cálcio e fósforo pelo intestino. Essa importante vitamina também desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos ossos e dentes. Alguns estudos também apontam que a vitamina D pode ajudar a combater transtornos como depressão, obesidade e osteoporose”, ressalta a dra. Danielle.

Zinco

Conhecido como um mineral essencial, é um elemento importante que os humanos não produzem, mas que deve ser obtido de alimentos ou suplementos saudáveis e ricos em nutrientes.
Para obter zinco naturalmente, é preciso acrescentar à dieta alimentos como carne vermelha, peixes, frutos do mar, laticínios, ovos, legumes e nozes.
“O zinco é essencial para estimular o funcionamento do sistema imunológico e na síntese de proteínas, promovendo um desenvolvimento saudável. Também é ótimo para a cicatrização, redução da inflamação e tratamento da acne e do envelhecimento da pele”, acrescenta a médica.

Os suplementos podem ajudar contra a Covid-19?

Em razão da boa reputação que essas substâncias têm no auxílio à imunidade, a busca pela suplementação cresceu no último ano como forma de proteção aos sintomas da Covid-19. No entanto, não há evidências de que as vitaminas C e D e o zinco sejam eficazes contra a doença, exceto em pacientes com hipovitaminose ou carência mineral. “Portanto, seguir os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda é a melhor forma de se proteger contra a infecção”, afirma a dra. Danielle.

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