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Conheça três exercícios que melhoram a circulação das pernas


Conheça três exercícios que melhoram a circulação das pernas
Acrescentar atividades físicas na rotina previne dores, inchaços e varizes
Os exercícios fazem bem para a saúde como um todo e também são capazes de melhorar a circulação sanguínea nas pernas e prevenir incômodos como inchaço, cansaço e a sensação de peso, além das temidas varizes.
A angiologista da Medcenter, dra. Nívea Czernocha, explica o porquê de os exercícios físicos favorecerem a passagem do sangue nessa região. “Eles funcionam como vasodilatadores naturais, reduzindo a pressão arterial e prevenindo doenças cardiovasculares, como o infarto, e melhoram o retorno venoso, como se nossas panturrilhas fossem o coração das pernas, aliviando o desconforto das varizes”, afirma a médica.
A médica garante que é fundamental incluir exercícios físicos básicos na rotina, que são essenciais para restabelecer a circulação sanguínea nas pernas. Confira as três melhores atividades que proporcionam esse benefício:
1. Caminhada
Caminhe, no mínimo, 20 minutos cinco vezes por semana. Se você sentir alguma dificuldade ou dor, comece estabelecendo uma meta: ande por três minutos e, ao longo da semana, tente ir além e faça um pouco mais diariamente.
2. Minitrampolim
Fazer aulas com o minitrampolim ou as famosas aulas de jump na academia é ótima opção para melhorar o retorno venoso, além de ter baixo impacto nas articulações. De 20 a 30 mínimo, três vezes por semana, é o suficiente.
3. Agachamento
É um ótimo exercício para fortalecer as pernas, e você pode usar apenas o peso corporal. Ao acrescentar um pouco de exercício a sua rotina, sua circulação, certamente, melhorará.