Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Quais fatores influenciam a fertilidade masculina?


Telemedicina: alternativa segura e rápida para pacientes com síndrome gripal
A esterilidade no homem é responsável por 30% dos casos de dificuldade para engravidar
A infertilidade masculina ainda é considerada um tabu, mas é de extrema importância dar voz a esse assunto, porque, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é responsável por 30% dos casos de dificuldade para engravidar.
A esterilidade é considerada um problema do casal que, mesmo sem o uso de anticoncepcionais e mantendo uma vida sexual ativa, não consegue conceber. Nesses casos, é fundamental que tanto o homem quanto a mulher sejam avaliados por um profissional capacitado.
Muitas dúvidas pairam sobre esse assunto, sobretudo o que pode causar a infertilidade e como é feito o diagnóstico da condição, por isso, o dr. Gabriel Campos, urologista da Medcenter, esclarece as principais questões relacionadas com o tema.
O que pode causar a infertilidade masculina?

Dr. Gabriel Campos: Na maioria dos casos, as razões que levam o paciente a ficar estéril estão ligadas ao próprio organismo masculino, mas existem também os fatores externos, que podem influenciar a possibilidade de uma gravidez e estão relacionados com os hábitos e costumes do paciente.
Quais são as principais causas da infertilidade masculina?

Dr. Gabriel Campos: Existem vários fatores, e podemos listar os genéticos e hormonais, além de infecções (prostatites, uretrites, infecções urinárias etc.), ISTs, criptorquidia e varicocele, por exemplo. Ainda temos os casos de pacientes que passaram por tratamento de quimioterapia e radioterapia, os portadores de doenças neurológicas, os que usam certos tipos de medicamento e/ou drogas, os diabéticos e os que tiveram traumas testiculares, que também são considerados fatores de risco.

Qual a importância da qualidade do sêmen?

Dr. Gabriel Campos: O sêmen é fundamental para os tentantes na hora da reprodução, afinal, ele é o líquido que transporta os espermatozoides até o sistema reprodutivo da mulher, por isso é muito importante que seja de extrema qualidade. Existem alguns fatores que podem interferir nisso, como a alimentação, o abuso de álcool e tabaco e até mesmo a obesidade.
Como a alimentação, o álcool, o tabaco e a obesidade interferem na fertilidade?

Dr. Gabriel Campos: A alimentação deve ser saudável e balanceada, com redução ou eliminação do consumo de itens industrializados, doces, refrigerantes e produtos gordurosos de modo geral. A má alimentação afeta todo o organismo do paciente, principalmente a fertilidade.
Obesidade – falamos da obesidade porque ela está muito ligada a alterações hormonais; no caso da fertilidade masculina, essa condição pode interferir diretamente na quantidade e qualidade dos espermatozoides e aumentar a dificuldade de engravidar.
Uso de álcool e tabaco – essas substâncias podem afetar diretamente a formação dos espermatozoides, então caímos na mesma questão da obesidade, pois a qualidade e a quantidade dos espermatozoides acabam ficando comprometidas.
Como é feito o diagnóstico da condição?

Dr. Gabriel Campos: Geralmente, é solicitado que o homem faça um exame chamado espermograma, por meio do qual é possível analisar a qualidade do sêmen, o que fornece ao profissional que acompanha o caso dados para fazer a melhor escolha terapêutica. É sempre importante frisar que entender a histórico clínico do casal e interpretar os exames de acordo com isso é fundamental para obter um diagnóstico mais assertivo.
Existe tratamento para a infertilidade?

Dr. Gabriel Campos: Depois do diagnóstico e da identificação da causa e do grau de infertilidade, começam as análises sobre as possibilidades de tratamento. Em casos de alteração hormonal e infecções, é necessário que o quadro seja tratado e estabilizado; após o tratamento, é indispensável uma nova avaliação do paciente.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: