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Festa junina sem culpa


Virose
Saiba como deixar os quitutes da época mais saudáveis.
Junho é o mês das festas juninas, que fazem sucesso por todo o país. Marcados por muita dança e brincadeiras e pelas comidas típicas, os festejos são uma verdadeira tentação para quem está fazendo dieta.
Arroz-doce, paçoca, quentão, canjica, cocada e cuscuz, essas e outras tantas delícias populares compõem um cardápio de dar água na boca, mas que pode levar a alguns excessos. No entanto, o endocrinologista da Medcenter, dr. Ronei Gustavo Vargas, mostra como é possível aproveitar as festas juninas sem exageros, com substituições mais saudáveis no preparo dos quitutes, que terão menos calorias.
Milho verde
O tradicional milho verde é o ingrediente básico para muitas receitas e uma excelente fonte de fibras. Comê-lo in natura e sem adição de manteiga é a opção mais saudável.
Curau
Novamente o milho é o protagonista. Ele é fonte de fibras e rico em vitamina A. Para aproveitar todos os nutrientes do alimento e tornar a receita mais saudável, opte pelo leite de coco e leite desnatado, troque o açúcar por adoçante, retire a manteiga e acrescente a canela, que é um termogênico natural que ajuda a acelerar o metabolismo.
Doce de abóbora
A abóbora também é uma excelente fonte de fibras e é rica em betacaroteno, que faz bem para a pele. É possível fazer um delicioso doce trocando o açúcar da receita pelo adoçante e utilizando cravo e canela no preparo para dar sabor.
Cocada
A cocada não pode faltar entre as comidas típicas juninas. A substituição mais saudável é trocar o açúcar pelo adoçante, utilizar coco seco natural e leite de coco em vez de leite condensado.
Bolos
Opte por preparar a massa em vez de das misturas prontas do mercado. Utilize farinhas de boa qualidade, de preferência integrais, e leite desnatado e use adoçante no lugar de açúcar.
Pipoca
Rica em triptofanos, a pipoca é um alimento muito saudável, porém, é necessário escolher versões sem bacon, queijo, manteiga ou caramelizadas. Para curtir seu sabor, utilize milho comum com pouco óleo ou faça diretamente no micro-ondas.