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Ganho de peso na pandemia: quais são as causas e como agir?


pessoa gorda dormindo no sofá com preguiça
Cerca de 40% dos brasileiros relatam aumento de peso durante o último ano
O isolamento social é uma medida eficaz para ajudar a reduzir a propagação da Covid-19. No entanto, a vida confinada vem com seus desafios mentais e físicos – como resultado da quarentena, um estudo indicou que cerca de 40% dos brasileiros relataram ganho de peso no período. Para entender as causas e saber como agir nesse cenário, Claudia Cordeiro, nutricionista da Medcenter, dá dicas e conselhos.
Quais são as causas?

Segundo a especialista, as restrições do isolamento podem alterar e interromper a rotina de muitas pessoas. “O aumento do tempo não estruturado, o fechamento de academias e centros recreativos, as restrições de movimento e o enorme estresse da pandemia afetam os padrões de sono, hábitos alimentares e níveis de exercícios físicos, o que pode contribuir para o ganho de peso”, explica.
“As pessoas também podem ter dificuldade de se concentrar no controle de peso por causa das crescentes demandas de trabalho, dificuldades imprevistas e preocupação com a segurança”, acrescenta Claudia.

Por que isso pode ser um problema?

Pequenas flutuações no peso corporal são comuns e esperadas, especialmente em períodos atípicos como o da pandemia. No entanto, quando os quilos a mais vêm em excesso, alguns riscos podem surgir.
“Estudos já evidenciam que distúrbios no metabolismo em razão da obesidade contribuem para resultados negativos caso haja infecção pela Covid-19. Em particular, cientistas acreditam que a obesidade leva à redução da adiponectina, uma substância que protege os pulmões”, afirma a nutricionista. E reforça: “A obesidade também é uma comorbidade comum para outros fatores de risco potenciais para doenças graves como Covid-19, diabetes, doenças pulmonares e cardíacas. As pessoas com histórico de obesidade, hipertensão, doença pulmonar crônica, diabetes e doenças cardíacas podem ter os piores prognósticos com a Covid-19.”.

Dicas e estratégias para perder peso durante o isolamento

Algumas estratégias simples podem ser muito úteis para manter um peso moderado durante a quarentena:
• Exercícios
Uma variedade de exercícios pode ser realizada dentro de casa, como ioga, dança, exercícios de força ou simplesmente caminhadas. Além disso, já existem diversas opções de cursos e aplicativos on-line que ensinam a se exercitar sem sair de casa;
• Nutrição
Uma dieta saudável é rica em frutas, vegetais, grãos inteiros e proteínas de alta qualidade. Uma pessoa que segue esse tipo de dieta também pode querer reduzir o consumo de alimentos com adição de açúcar, grãos refinados e alimentos altamente processados, inclusive de aplicativos de delivery;
• Rotina
Ações como o agendamento de horários regulares para dormir, acordar, fazer refeições, fazer exercícios, planejar e preparar a alimentação da semana são eficazes para manter um estilo de vida saudável.

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