Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Impacto do sobrepeso nas articulações


Impacto do sobrepeso nas articulações
Entenda por que as pessoas obesas ou com excesso de peso sofrem mais com problemas ortopédicos
A obesidade é um fator de risco importante para o desenvolvimento de várias doenças, como as cardiovasculares, o AVC, a hipertensão arterial, o diabetes e diferentes tipos de câncer. Mas, além disso, o excesso de peso também afeta a saúde do sistema articular, causando sobrecarga na musculatura, nos ossos e nos ligamentos, principalmente na região do quadril, dos joelhos e da coluna. E a consequência disso é uma só: muita dor.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, estima-se que 60% da população encontra-se com o Índice de Massa Corporal (ICM) acima do normal e cerca de 20% sofra de obesidade. A ortopedista Roberta Cordeiro, da Medcenter Unidade Copacabana, explica que o número alarmante de obesos no país pode sinalizar outro problema, o aumento das doenças articulares. Isso porque essas pessoas têm mais chances de desenvolver osteoartrite ou desgaste articular por causa da sobrecarga mecânica, tendo mais dor e maior rigidez do que os indivíduos com o peso adequado.
“Os obesos têm menos massa muscular e, consequentemente, menos força, o que faz com que os ossos, as cartilagens, os tendões e os ligamentos absorvam mais impacto e recebam mais pressão, gerando danos repetitivos ao longo dos anos. Uma curiosidade: quando descemos escadas, nossos joelhos recebem o impacto de 3,5 vezes nosso peso corporal, então, imagina isso em que está com sobrepeso”, aponta a médica.
Ademais, a dra. Roberta Cordeiro explica que a obesidade em si gera um estado inflamatório no organismo, um dos fatores que contribuem tanto para o aparecimento de doenças cardiovasculares quanto de dores articulares. “Uma prova disso é que indivíduos obesos que experimentam perder pelo menos 10% do peso têm melhora inclusive da dor nas articulações que não sofrem sobrecarga diretamente do peso corporal, como os punhos e as mãos.”
Como tratamento, as pessoas com obesidade e que sofrem de dores articulares constantes ou até mesmo de osteoartrite devem ter o acompanhamento de um ortopedista para alívio e controle da dor e iniciar um processo de perda de peso, que beneficia muito na atenuação dos sintomas. Além disso, fazer exercícios físicos também faz parte do tratamento, pois auxiliam no fortalecimento muscular e dão flexibilidade, sem contar que aceleram o emagrecimento.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: