Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Infiltração articular: quando é necessário?


Idoso com dores no joelho
Procedimento é indicado para casos agudos e tem resultados excelentes
Quando as dores nas articulações não têm um quadro de melhora com medicamentos convencionais ou com tratamentos fisioterápicos, a infiltração é uma das alternativas usadas pelos especialistas. Por ser uma opção terapêutica ainda não muito conhecida, algumas dúvidas surgem. Posto isso, a dra. Monica Giesta, reumatologista da Medcenter, e o dr. Breno Pigozzo, ortopedista da Medcenter, esclareceram alguns pontos sobre o tema.
O que é infiltração?

Dra. Monica Giesta: a infiltração articular é um procedimento minimamente invasivo usado na reumatologia há mais de meio século para introduzir medicações em articulações que permanecem inflamadas a despeito de tratamentos. Embora segura, é indicado que a infiltração seja realizada sempre por um médico habilitado, em condições de assepsia ideais e em ambiente adequado.
Para quem é indicado o recurso e quando é necessário?

Dr. Breno Pigozzo: o tratamento é recomendado para pacientes que não obtiveram êxito com outros métodos mais tradicionais, com medicamentos via oral ou fisioterapia. A infiltração é sugerida quando queremos obter respostas mais rápidas, sendo muito usada em pacientes com artrose e tendinites e em problemas persistentes como dores na lombar e na ciática, hérnia de disco e outras doenças articulares.
Qual a importância de fazer a infiltração?

Dra. Monica Giesta: a inflamação articular pode ser fonte de grande desconforto para o paciente e, muitas vezes, depois de o líquido excessivo e inflamado ser retirado (artrocentese), o médico injeta uma substância para diminuir a dor, o calor e o edema. Outras estruturas osteomusculares também podem ser infiltradas, como as bursas (quando há bursite) e os tendões (nas tendinites). Além de aliviarem a dor, as infiltrações são fundamentais para evitar a progressão do desgaste articular.
De quanto em quanto tempo é necessária a aplicação?

Dr. Breno Pigozzo: o procedimento dura de dois a cinco minutos e a recuperação total acontece em uma a duas semanas. O efeito da infiltração dura de seis meses a um ano, dependendo da medicação usada.
Tempo de repouso: normalmente é orientado repouso relativo de 24 a 48 horas.
Quais os resultados e ganhos para o paciente?

Dr. Breno Pigozzo: o medicamento atua como um “lubrificante” na articulação, gerando uma grande vantagem no combate à dor, e os resultados se mostram muito positivos até mesmo em atletas.
Dra. Monica Giesta: pacientes imunossuprimidos, diabéticos, usuários de anticoagulantes, hemofílicos ou com outros distúrbios de coagulação também devem ser avaliados e orientados pelo médico quanto ao risco × benefício do procedimento.
É possível ter alguma atividade que otimize o resultado?

Dr. Breno Pigozzo: depois das aplicações e do período de repouso é preciso que o paciente continue com o tratamento com fisioterapia, hidroterapia e reforço muscular para fortalecer os músculos, melhorar a movimentação das articulações inflamadas, amenizar a dor, aumentar a elasticidade e diminuir a progressão da artrose, evitando danos maiores.
Mais uma vez, é importante lembrar: o tratamento deve ser feito com um profissional especializado, só assim o cliente poderá ter uma qualidade de vida melhor, livre de qualquer erro. Assim, o médico poderá verificar os riscos e benefícios e quais métodos devem ser usados de acordo com o perfil de cada paciente.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: