Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Mitos e verdades sobre as varizes


Varizes
As varizes são uma queixa muito comum, sobretudo entre as mulheres. Seja em função de dores e do desconforto nas pernas e nos pés, seja por razões estéticas, muitas pessoas procuram os consultórios dos angiologistas para resolver esse problema. A seguir, a dra. Nívea Czernocha, angiologista, cirurgiã vascular titulada pela SBACV-RJ/AMIB e integrante da Medcenter Unidade Copacabana, esclarece alguns mitos e verdades sobre as varizes.
1 - Hormônios influenciam o aparecimento de varizes

Verdade
Variações nos hormônios femininos, como aquelas causadas pelo uso de pílula anticoncepcional, reposição hormonal e gravidez, favorecem o surgimento de varizes, pois são estimulantes para neovascularização.
2 - Musculação causa varizes

Mito
Uma das principais causas das varizes é o sedentarismo. Exercícios físicos regulares ajudam a preveni-las, pois estimulam a circulação do sangue. Porém, se você já percebeu alguns sintomas de varizes, visite um especialista para que ele possa auxiliar você antes de iniciar qualquer prática de atividade física.
3 - Cruzar as pernas é prejudicial

Mito
Manter as pernas cruzadas não causa varizes. O que deve ser evitado é ficar muito tempo na mesma posição, pois a inatividade prolongada prejudica o retorno do fluxo sanguíneo ao coração.
4 - Varizes são um problema genético

Verdade, mas...
A predisposição genética é a causa mais comum para o aparecimento de varizes, mas não é a única. Outros fatores, como obesidade, gravidez e idade, também contribuem para seu aparecimento. As varizes podem ainda ser sintoma de problemas de saúde mais graves, como trombose venosa profunda prévia no sangue e até tumores, por isso é indicado procurar um médico se os sintomas aparecerem.
5 - Varizes sempre voltam depois de tratadas

Mito
Em função da predisposição genética e da idade é provável que, depois de algum tempo, novas varizes apareçam em pessoas que já manifestaram propensão a desenvolvê-las.
6 – O uso de saltos altos causa varizes

Mito
Não há comprovação científica disso, mas o uso frequente de saltos altos pode prejudicar a estrutura da musculatura e das articulações dos pés, das pernas e da coluna lombar. Os calçados sem salto tampouco são indicados. Recomenda-se variar os calçados, optando por saltos médios sempre que possível, além de alongar as panturrilhas antes e depois de usá-los.
7 – Cremes amenizam as varizes

Mito
Para prevenir varizes é recomendável praticar exercícios físicos regulares e reduzir o excesso de peso. Os cremes amenizam os sintomas causados pelas varizes (peso, cansaço ou inchaço). Para tratá-las, é necessário consultar um angiologista periodicamente e, provavelmente, ser submetido a algum procedimento, seja aplicação ou laser, seja cirurgia. O especialista dará a orientação sobre o melhor tratamento a ser adotado em cada caso.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: