Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Cuidados com a saúde feminina no verão


Cuidados com a saúde feminina no verão
Com altas temperaturas, é importante ligar o alerta
As altas temperaturas não deixam negar: o verão chegou. Assim, alguns cuidados devem ser incluídos na rotina. Nessa época, o excesso de exposição ao sol pode acarretar várias consequências, principalmente danos à pele, mas pode haver também episódios de diarreia e desidratação. As mulheres devem ter atenção redobrada com a saúde íntima, por isso resolvemos trazer algumas dicas de como manter o bem-estar nesta época.
Os hábitos saudáveis são fundamentais nos dias mais quentes do ano. Segundo a dra. Monica Giesta, clínica geral da Medcenter, “é importante manter a higiene adequada, optar por roupas leves, usar corretamente o protetor solar e não deixar de se hidratar – beber bastante água é crucial”.
É muito comum que, no verão, as pessoas busquem praias e piscinas para se refrescarem, e é nesses ambientes que o público feminino precisa ficar atento: se certificar de que a água do mar está própria para banho, não ficar muitas horas com as roupas úmidas e observar com atenção os alimentos que consome em locais públicos.
“Nesse período, é comum que doenças como a candidíase afetem as mulheres, afinal, um ambiente quente e úmido é propicio para esse tipo de enfermidade. Dessa forma, manter a higiene é fundamental, pois evita essas complicações e preserva a região vaginal. É importante lavar as roupas íntimas e de banho com sabão neutro, enxaguá-las bem e deixá-las secar em local arejado; no banho, o ideal é usar apenas água corrente e sabonete”, explica a dra. Monica.
Separamos cinco dicas de ouro para que você passe pelo verão sem nenhum sufoco:
  • mantenha uma alimentação rica em vitaminas, fibras e sais minerais;
  • evite duchas vaginais;
  • beba dois litros de água por dia;
  • evite se expor ao sol nos horários de pico (das 10h às 16h); prefira o período da manhã e o final da tarde;
  • evite ficar de biquíni ou maiô molhado durante muito tempo.
O tratamento da candidíase é feito de forma bem simples, como esclarece a dra. Monica: “Dependendo do quadro, o próprio organismo consegue combater a infecção, mas existem casos em que é necessária a intervenção com medicamentos que, normalmente, são ministrados por via oral ou aplicação de pomadas diretamente no local.”
É importante lembrar que, em caso de qualquer incômodo, a mulher deve procurar um especialista, pois somente com avaliação médica é possível verificar qual o melhor método a ser usado para aliviar sintomas como coceira, corrimento, dor vaginal e ardor.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: