Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Pintas, manchas ou verrugas – tirá-las ou não?


Pintas e Sinais
A remoção de pintas, manchas ou verrugas pode ser feita por razões estéticas ou de saúde, como quando há suspeita de câncer de pele. As verrugas são lesões causadas por infecção pelo vírus HPV e podem se espalhar pelo corpo, além de contaminar outras pessoas. Pintas e manchas, geralmente inofensivas, podem, em alguns casos, esconder lesões cancerosas. Por isso, é importante procurar um dermatologista sempre que se perceba alguma alteração na pele.
Para saber o que fazer com esses sinais incômodos, a dra. Larissa Caiado, dermatologista da Medcenter, responde algumas perguntas.
Como retirar verrugas?

Verrugas podem ser retiradas por meio de medicamento tópico, pelo método de congelamento com nitrogênio ou por extração com bisturi elétrico ou radiofrequência. Os remédios podem ser receitados por médicos para uso doméstico ou aplicados em consultório. Para os procedimentos de extração por congelamento ou incisão, o médico avalia a necessidade de uso de anestésico.

Quando se devem tirar pintas?

Pintas que mudam de tamanho, forma ou cor devem ser examinadas pelo dermatologista, que pode solicitar sua remoção parcial ou completa para a realização de biópsia. Muitas vezes, o procedimento é realizado no próprio consultório médico, com anestesia local e sem necessidade de internação.

Quais sinais devem ser removidos?

Além das pintas com variação de tamanho, forma e cor, manchas que sangram, ardem, descamam ou coçam devem ser examinadas pelo dermatologista, que vai avaliar a necessidade de sua remoção. Mudanças na textura da pele também merecem atenção, assim como feridas que não cicatrizam.

Posso pegar sol depois de remover sinais ou verrugas?

A exposição solar não é recomendada após os procedimentos de remoção, pois a pele da região ainda estará muito sensível, o que pode comprometer a cicatrização ou deixar a região manchada.

Como é a cicatrização?

Depende do tamanho da incisão. No caso das pequenas, elas se fecham sozinhas, sem a necessidade de pontos. Em incisões maiores, há necessidade de sutura, e os pontos costumam ser retirados 7 a 15 dias depois do procedimento.

E a cicatriz?

No caso da remoção de sinais por questões estéticas, é recomendável conversar com o médico que realizará o procedimento para ter certeza de que vale a pena realizá-lo, pois a incisão pode deixar cicatrizes.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: