Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Principais cuidados com a saúde renal


Principais cuidados com a saúde renal
Dia Mundial do Rim visa conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde renal
Todos precisam ficar alertas à saúde do rim, órgão fundamental para manter o equilíbrio do organismo. Os rins são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar as toxinas, controlando, assim, a pressão sanguínea e a regulação de substâncias essenciais para a saúde. Esses órgãos com formato de feijão são responsáveis por filtrar aproximadamente 180 litros de sangue por dia.
Segundo o dr. Gabriel Campos, urologista da Medcenter: “Diversas doenças podem acabar danificando o funcionamento dos rins de forma parcial ou irreversível. As causas mais comuns de insuficiência renal são o diabetes e a hipertensão. Esses dois quadros podem gerar algumas lesões nos vasos sanguíneos renais, mas certas doenças autoimunes e anomalias renais também estão ligadas a essas condições clínicas.”
“É muito importante levar uma vida saudável para prevenir possíveis problemas renais – com a adoção de uma alimentação adequada, sem excessos no consumo de sal, proteínas e itens ultraprocessados, e o controle do peso ponderal para impedir o sobrepeso e a obesidade, que são pontos significativos para o desenvolvimento dessa condição; o consumo de, no mínimo, dois litros de água diariamente é uma das principais atitudes que devem ser incorporadas à rotina para a manutenção da saúde renal”, explica o dr. Gabriel Campos, urologista da Medcenter.
A insuficiência renal é uma doença silenciosa que pode não apresentar sintomas em seu estado precoce, por isso é preciso ficar atento, já que o organismo começa a se manifestar quando a doença está em estágio mais avançado. Alguns sintomas da condição são:
  • vômitos ou náuseas;
  • pressão arterial descontrolada;
  • inchaço;
  • perda de apetite;
  • alterações na urina.
Existem tratamentos disponíveis, e os procedimentos a serem seguidos dependem da situação clínica de cada paciente, como esclarece o urologista: “Para pacientes com perda parcial da função dos rins, são usadas orientações com medicamentos e dieta para conservar a funcionalidade do órgão. Em casos de perda total das funções dos rins, os pacientes necessitam de hemodiálise ou diálise peritoneal até o transplante renal, em que há a troca do órgão danificado por um compatível e saudável.”
A melhor forma de evitar as doenças renais é procurando se prevenir, ou seja, manter as consultas e os exames de rotina em dia, controlar as doenças preexistentes, evitar o consumo de álcool e cigarro, fazer uma dieta mais controlada e evitar a obesidade. Ter consciência de que a prevenção e o diagnóstico precoce são capazes de melhorar a qualidade de vida é um dos objetivos da campanha Dia Mundial do Rim, que, neste ano, é comemorado em 10/3.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: