Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Principais dúvidas sobre terapia hormonal


Principais dúvidas sobre terapia hormonal
A TH pode ser benéfica para diversas condições de saúde
Durante a vida, o corpo da mulher sofre várias mudanças, e uma das mais marcantes é a menopausa, quando há um declínio natural na produção de hormônios reprodutivos, como o estrogênio e a progesterona. Alguns sintomas ocorrem por conta desse processo, como ondas de calor, ressecamento vaginal e mudanças de humor.
Um dos métodos terapêuticos para atenuar os desconfortos da menopausa é a terapia hormonal (TH). Existem várias formas diferentes de elaborar essa terapia – em alguns casos, o profissional combina os hormônios estrogênio e progesterona; em outros, opta apenas pelo estrogênio. Essa reposição pode ser feita por meio de comprimidos, adesivos aplicados à pele e géis, tudo de acordo com o perfil da paciente.
A dra. Flávia Sampaio, ginecologista da Medcenter, a seguir, tira algumas dúvidas sobre esse tratamento.
A mulher no climatério pode engravidar?

Dra. Flávia: O climatério é o período que antecede a menopausa, quando o ciclo menstrual se torna irregular, podendo ocorrer uma ovulação esporádica. Assim, é necessário o uso de algum método contraceptivo para evitar uma gestação.
A terapia hormonal aumenta as chances de câncer de mama?

Dra. Flávia: sabe-se que o câncer de mama está relacionado com diversos fatores, e não com uma única causa. A terapia hormonal, por sua vez, tem que ser feita de forma individualizada, por um profissional que tem conhecimento da história pregressa da paciente e de seus familiares, de modo a avaliar os riscos e benefícios da terapia hormonal.
A terapia hormonal pode ser usada para desenvolvimento corporal, como o aumento dos seios?

Dra. Flávia: a TH não tem essa função. Ela é indicada para mulheres que estão com deficiência hormonal, não para fins estéticos.
Quais são os principais benefícios do tratamento?

Dra. Flávia: com o tratamento, há um impacto promissor na vida da mulher, que recupera a autoestima, o ânimo, a disposição e a libido, entre outras vantagens.
O tratamento deve ser feito somente com indicação médica?

Dra. Flávia: a terapia hormonal é feita de forma individualizada, de acordo com o perfil da paciente. Nem todas as mulheres necessitam desse tratamento, por isso é necessária uma avaliação individual. Quando é vista a necessidade da TH, é preciso verificar todos os critérios, e essa investigação deve ser feita por um profissional.
Outras condições de saúde podem ser beneficiadas pela reposição hormonal?

Dra. Flávia: sim, a TH pode prevenir perda óssea, evitando a osteoporose e possíveis fraturas, e também diminuir os riscos cardiovasculares, quando é iniciada na perimenopausa e na pós-menopausa inicial.
A reposição é capaz de devolver à mulher o amor-próprio, garantindo uma vida de bem-estar e qualidade. É importante deixar claro que o tratamento deve ser feito com a ajuda e orientação de um especialista, e nunca por conta própria.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: