Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Reumatismo: 5 sinais que você não deveria ignorar


Reumatismo: 5 sinais que você não deveria ignorar
Boa parcela da população sofre com reumatismo, o famoso “dor na junta”
Muitos sintomas podem estar ligados ao reumatismo, mas você sabe quais são e o que é a condição? Primeiramente, precisamos informar que reumatismo não é uma doença, é apenas um termo geral que engloba mais de 150 patologias que afetam os sistemas respiratório e gastrointestinal e as articulações, entre outras partes do organismo, e pode atingir qualquer pessoa.
Artrite e artrose são as doenças mais conhecidas relacionadas com o reumatismo, mas fibromialgia, lúpus, doenças articulares inflamatórias, gota, lombalgia e vasculites também fazem parte desse grupo. As causas estão conectadas a fator genético, tabagismo, poluição do ar e infecções virais ou bacterianas, como no caso da artrite reumatoide, entre outros fatores.
Alguns sintomas são sinais de alerta e precisam ser observados. A dra. Monica Giesta, reumatologista da Medcenter, nos ajudou a separar cinco sintomas que não devem ser ignorados.
Dor nas articulações

Esse sinal é consequência da inflamação das articulações. Normalmente, ela permanece por seis semanas e acaba atrapalhando o dia a dia, pois os movimentos e a locomoção ficam prejudicados.
Febre/cansaço

O sistema imunológico afetado pela inflamação acaba gerando esses sintomas, mas é importante ficar atento, pois tais sinais também podem estar relacionados com outras doenças.
Inchaço e vermelhidão nas articulações

O processo inflamatório das articulações acaba provocando inchaço e vermelhidão, porque, quando acontecem situações como essa, o organismo produz uma substância em seu interior que fica armazenada no local lesionado.
Dificuldade para se movimentar

A substância produzida pelo corpo tende a aumentar com a falta de atividades físicas, com isso, a dor se intensifica, o local fica mais rígido e fica mais difícil se movimentar, principalmente ao despertar.
Comprometimento de outros órgãos

Lesões na pele e acometimento de órgãos internos, como rins e coração, podem ser agravantes. O lúpus é uma das doenças que afetam o organismo e que podem causar danos a órgãos saudáveis.

“O diagnóstico é feito por um especialista com base em exames específicos, de acordo com os sintomas relatados pelo paciente. Depois dessa etapa, o médico elabora o tratamento mais eficaz para o caso, que pode variar entre o uso de anti-inflamatórios ou imunossupressores e fisioterapia”, finaliza a reumatologista.

Se você sente dores no corpo ou apresenta alguns dos sinais relatados anteriormente, é de extrema importância procurar um especialista para analisar corretamente os sintomas. Marque uma consulta com um reumatologista para diagnosticar e iniciar o tratamento precocemente.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: