Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Doenças articulares: saiba como prevenir e amenizar os sintomas


Doenças Articulares
Exercícios físicos bem orientados podem proteger as articulações e diminuir as dores
Seja pelo avançar da idade, por decorrência de um trauma ou por excesso de peso, por exemplo, alguns fatores contribuem para o aparecimento de sintomas como dor nas articulações, rigidez matinal e dificuldade para executar movimentos, entre outros, sinais semelhantes e bem característicos das doenças articulares ou reumatológicas, como a osteoartrose (popular artrose), lombalgia, tendinite e lesão por esforço repetitivo (LER).
Além dos sintomas em comum, essas doenças reumáticas também podem ser evitadas da mesma forma, como explica a dra. Monica Giesta, reumatologista da Medcenter. Segundo a especialista, os exercícios físicos podem ser aliados na prevenção dessas patologias e, em alguns casos, até mesmo em seu tratamento.
“As atividades físicas podem apresentar diversos benefícios aos pacientes, mas é necessário buscar orientação médica e passar por uma criteriosa avaliação para que elas sejam indicadas corretamente e auxiliem no tratamento”, alerta a médica.
Confira as vantagens dos exercícios físicos no tratamento e na prevenção de doenças articulares:
  • promovem fortalecimento muscular: músculos mais fortes protegem as articulações;
  • aumentam o alongamento e a amplitude dos movimentos;
  • amenizam as dores;
  • melhoram da rigidez articular;
  • auxiliam no emagrecimento, o que evita a sobrecarga articular nos joelhos, tornozelos e pés e, consequentemente, a dor.
“Manter-se ativo e com o corpo em movimento é um ganho substancial na qualidade de vida. Quanto mais cedo se tem consciência das benesses da prática regular de atividades físicas, melhor será a prevenção das doenças decorrentes do processo de envelhecimento, incluindo os problemas reumáticos”, finaliza a dra. Monica Giesta.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: