Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Sedentarismo: 300 minutos de atividades físicas são o suficiente para evitar o problema


pessoa gorda dormindo no sofá com preguiça
Prática de atividade física proporciona maiores expectativa e qualidade de vida
A pandemia fez com que mais pessoas se tornassem sedentárias. Por isso se exercitar é cada vez mais necessário. No entanto, dúvidas sobre a forma adequada se praticarem exercícios não são raras. Felizmente, diretrizes recentes da Organização Mundial da (OMS) sanaram o questionamento: são recomendados 300 minutos de atividades físicas semanais.
O que o exercício físico pode fazer pela saúde?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em quatro adultos não faz exercícios aeróbicos suficientes. Isso pode não parecer tão ruim, mas a falta de atividades físicas na rotina pode reduzir a expectativa de vida em até 30%.
“Praticar exercícios regularmente, por outro lado, pode ser uma ferramenta poderosa de prevenção, comprovada por ajudar a proteger o organismo contra doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e ansiedade, além de melhorar o aprendizado e até mesmo a rotina de sono”, explica a dra. Juliana Marçal, cardiologista da Medcenter.

Quanto exercício é preciso para sair do sedentarismo?

Ainda que 300 minutos de atividades moderadas por semana possam parecer muito, é simples analisar a questão: em uma rotina diária, essa conta resulta em menos de uma hora de exercícios por dia
A especialista acrescenta ainda que essa rotina não precisa ser fixa. “O total semanal permite que as pessoas entendam que a diretriz pode ser acumulada ao longo da semana e não há problema em perder um dia, desde que seja compensado nos outros. Manter esse hábito já é suficiente para sair do sedentarismo.”

Como começar a praticar exercícios físicos?

Se você não souber por onde começar, estas dicas podem ajudar:
• Não exagere
Se você nunca se exercitou ou a ideia de fazer exercícios parece assustadora, tente algo agradável como alongamento, uma caminhada fácil ou um estilo de dança de que você goste;
• Não se esqueça dos exercícios de força
Para aumentar a força é recomendável adicionar alguns exercícios calistênicos, musculação ou exercícios de resistência;
• Experimente um desafio familiar
Metas diárias intercambiáveis de flexão e agachamento podem ser divertidas e é possível realizá-las a qualquer hora quando estiver em casa.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: