Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Você sabe o que é alopecia?


queda de cabelo devido ao stresse
Condição afeta homens e mulheres e pode ser causada por grande exposição ao estresse
A perda de cabelo em regiões em que ele deveria ter o crescimento contínuo é conhecido como alopecia. Essa é uma condição que atinge tanto homens quanto mulheres e pode se manifestar em qualquer idade. Por questões genéticas, doenças sistêmicas ou inflamações locais, entre outros motivos, a alopecia envolve a queda de fios em grande quantidade, em que é possível a visualização do couro cabeludo ou da pele.
Atualmente, tem se discutido muito sobre alopecia e se o eflúvio telógeno também é considerado um tipo de alopecia. Na verdade, tal condição é caracterizada pela queda temporária de fios de cabelo, que pode ocorrer depois de o paciente ter passado por diversas situações estressantes, sendo a queda o principal sintoma. A condição é reversível, pois os folículos pilosos entram em uma fase de repouso, ou seja, vai ocorrer a queda, mas depois o cabelo voltará a crescer.
Quem já teve Covid-19 pode apresentar os sintomas de eflúvio telógeno, declara a Dra. Aline Concato, dermatologista da Medcenter, que ainda afirma que existem vários fatores que contribuem para o desenvolvimento da condição: estresse, pós-cirurgia, pós-parto, pós-infecção – incluindo a Covid-19 –, deficiência vitamínica e alteração hormonal, entre outras causas.
Existem diversos tipos de alopecia, por isso, o diagnóstico deve ser feito de forma individual, como indica a Dra. Aline: “O ideal sempre é passar pelo dermatologista, que vai fazer uma avaliação criteriosa e descobrir qual é a causa da alopecia para, então, escolher o tratamento mais adequado.”. Cada pessoa tem a sua individualidade e características, desse modo, é importante o acompanhamento de cada paciente particularmente.
Assim como existem alguns tipos de alopecia, os tratamentos também diferem e são feitos de acordo com a necessidade de cada paciente, mas, normalmente, são ministrados pelo próprio indivíduo, em casa, e pode incluir: aplicação de medicamentos no couro cabeludo; uso de medicamentos por via oral; procedimentos estéticos que estimulem o crescimento dos cabelos; transplante e, em alguns casos, substituição de tratamentos com medicamentos que causem a queda de cabelos.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: