Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Varizes têm relação com casos de trombose?


Varizes e Tromboses
Conheça os fatores de risco da trombose
A trombose surge pela formação de coágulos sanguíneos que bloqueiam o fluxo de sangue nas veias e artérias, podendo causar inchaço e dor na região. Existem alguns tipos diferentes de trombose, como a trombose arterial, que pode evoluir para AVC, infarto do miocárdio e gangrena nos membros, e a trombose venosa, que inclui a trombose hemorroidária, quando há formação de trombos nas veias da região anal. O tipo mais famoso, entretanto, é a trombose venosa profunda – chamada, muitas vezes, apenas de trombose –, que se desenvolve em veias profundas e mais calibrosas localizadas na parte inferior do corpo, em geral, nas pernas.
“As varizes aumentam as chances de desenvolvimento de trombose, especialmente quando associadas a outros fatores de risco, como obesidade, imobilidade ou mobilidade reduzida, câncer, trombofilias genéticas, idade superior a 60 anos, gravidez e tabagismo”, explica a dra. Nivea Lins Czernocha, angiologista e cirurgiã vascular da Medcenter. Vale ressaltar, entretanto, que a trombose também pode ocorrer em quem não apresenta varizes, por isso é importante se consultar com um angiologista como forma de prevenir o problema ou tratá-lo ainda em estágio inicial, aconselha a especialista.
Segundo a dra. Nivea, “a maior preocupação com relação à trombose é que ela evolua para embolia, quadro que pode ser grave e até fatal. A embolia ocorre quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea. Ele pode ficar preso nos pulmões, no coração ou em outras áreas, provocando infartos em diferentes regiões. O tratamento precoce das varizes previne sua progressão para problemas mais complexos, como trombose, úlceras ou outras sequelas nas pernas.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: