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Déficit de aprendizagem: dicas para estimular o desempenho das crianças nos estudos


criança com dificuldade em aprender
Dificuldades podem impactar diretamente o desenvolvimento dos pequenos
Problemas na organização ou para iniciar tarefas podem ser sinais de déficit de aprendizagem, e este é um tema que chama a atenção entre as crianças que estão se desenvolvendo. Cada uma tem seu tempo no processo de evolução, mas algumas podem ter maior dificuldade do que outras que estão passando pela mesma fase, sendo esta uma manifestação que deve ser observada pelos pais e acompanhada por um profissional.
Durante muito tempo, crianças com déficits de aprendizado eram ignoradas, maltratadas, sofriam preconceito e eram estereotipadas pela falta de um diagnóstico correto. É importante ressaltar que as crianças podem apresentar certas dificuldades que podem estar relacionadas com questões emocionais na família ou problemas de relacionamento com professores ou colegas, entre outros.
De acordo com Celma de Albuquerque Marcelino, neuropsicóloga da Medcenter, recontar uma história desordenadamente, confundir símbolos matemáticos e fazer leitura errada de números são os principais sinais de alerta para o déficit de aprendizado. As crianças portadoras desse transtorno também podem ter dificuldades para se comunicar, para ler ou escrever e ainda relutar em iniciar tarefas que exijam esforço mental contínuo e prolongado, barreiras que podem impactar diretamente a performance escolar delas.
“Transtornos ou problemas cognitivos são desordens que dificultam o ritmo de aprendizado de uma criança e necessitam de acompanhamento multidisciplinar de neuropsicólogos, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos”, explica Celma.

Tipos de déficit de aprendizagem
  • Dislexia – a principal característica da dislexia é a dificuldade em ler e escrever. Pessoas com essa condição apresentam atraso no aprendizado da leitura e da fala, problemas para memorizar palavras, regras ortográficas e conceitos, dispersão e falta de atenção.
  • Discalculia – é a dificuldade para compreender e assimilar regras, conceitos e operações matemáticas.
  • Disgrafia – é um distúrbio que dificulta a percepção e a capacidade de escrita dos indivíduos, levando os portadores desse transtorno a, frequentemente, cometerem diferentes erros ortográficos.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) – abriga um conjunto de sintomas: falta de atenção, hiperatividade, ansiedade ou excesso de agressividade e impulsividade que não condizem com a idade, interferindo em seu desenvolvimento.
  • Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) – é um distúrbio que engloba crianças que são muito distraídas, que não conseguem se concentrar, do tipo desatentas.
Como é feito o diagnóstico?

Segundo Celma, o diagnóstico desses problemas pode ser realizado a partir dos 5 anos, por meio de uma avaliação global, ou seja, investigam-se os déficits sensoriais (auditivos e oftalmológicos) e realiza-se uma avaliação cognitiva, por meio de um parecer neuropsicológico, que vai verificar o desempenho cognitivo da criança – atenção, concentração, raciocínio, linguagem, memória, praxias e alterações comportamentais –, de acordo com a faixa etária e a escolaridade dela.

Existem tratamentos que diminuem o grau dos transtornos de aprendizagem ao longo dos anos, como terapias seriadas, estimulação cognitiva, atividades aeróbicas e lutas, pois ativam o cérebro como todo.

Dicas para ajudar a estimular as crianças com déficits de aprendizagem

  • Respeite as limitações da criança.;
  • Aproxime-se dos professores para uma observação melhor do funcionamento dos pequenos em sala de aula.
  • Evite brigar com seu filho para que ele não se sinta inseguro.
  • Busque apoio psicológico.
  • Tenha interesse pelos estudos da criança.
Os transtornos de aprendizagem interferem no modo de adquirir conhecimento e promovem um baixo rendimento escolar, assim, é importante estar atento ao ritmo de aprendizado da criança e colocar em prática as dicas citadas anteriormente, mas o diagnóstico elaborado por um profissional é imprescindível para o progresso dos pequenos.

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