Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Chegada do verão é estímulo para a busca pela boa forma


medico da familia
Estilo de vida saudável é uma das principais formas de prevenção
Quem nunca se viu tentado a embarcar num “projeto verão” para alcançar o físico desejado a tempo de aproveitar os dias quentes da estação? Com a chegada do carnaval, uma das festas populares mais queridas do país, e muitas praias para curtir, o verão é um verdadeiro estimulador do emagrecimento. No entanto, é preciso ficar atento aos cuidados que a estação exige, para aproveitar os benefícios que ela proporciona, que vão muito além da perda de peso.
“Os dias mais longos no verão são ideais para a prática de atividades físicas como caminhadas, corridas e trilhas ao ar livre. Antes de iniciar os exercícios, é bom lembrar a importância de uma alimentação saudável, o que facilita o processo de digestão e emagrecimento, bem como uma boa hidratação antes, durante e após os treinos”, explica a dra. Danielle Gregory, médica endocrinologista da Medcenter.
Para os exercícios aeróbicos de duração prolongada (mais que 60 minutos), a dica da especialista é portar carboidratos de alta absorção para usar ao longo do treino, a fim de manter o estoque muscular de glicogênio, a principal reserva energética das células. A maltodextrina, a sacarose e a maltose são algumas opções de fontes de carboidratos de absorção rápida, mas seu uso deve ser avaliado e indicado por um médico ou nutricionista, respeitando as indicações e necessidades de cada paciente.
Pensando na dieta de forma mais ampla, o verão ajuda a adicionar ao cardápio uma variedade maior de alimentos in natura, como as saladas cruas, que são leves e refrescantes. As sobremesas mais pesadas e calóricas podem ser substituídas por frutas, de preferência aquelas que possuem maior teor de água, como melancia, abacaxi ou melão. A alimentação deve ser equilibrada durante o ano todo, e não somente no verão, mas, sobretudo nesse período, é recomendável evitar alimentos de difícil digestão (como feijoada, carnes gordurosas e frituras em geral). O consumo de álcool também deve ser evitado, pois contribui para a desidratação, além de ser calórico. Se optar por consumi-lo, a dica é intercalar as doses da bebida alcóolica com, pelo menos, um copo d'água.
“Não existem fórmulas milagrosas para emagrecer. Para a perda de peso eficaz e saudável, é necessária uma combinação de reeducação alimentar, exercício físico e modificação comportamental, que devem ser adotados durante todo o ano. Em casos específicos, o médico poderá avaliar a necessidade de tratamentos complementares (medicamentoso e/ou cirúrgico), contudo, a principal terapia para a obesidade consiste na mudança de estilo de vida. Portanto, aproveite esta estação para iniciar uma atividade física, se alimentar de forma mais saudável, procurar ter boas horas de sono e beber bastante água, afinal, o verão também é tempo de se cuidar”, aconselha a médica endocrinologista.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: